Ruas de Viana vão ser o palco de um memorial dançante

0
197
Viana do Castelo vai acolher, entre os dias 10 e 12 de setembro, a 1ª edição do Festival Lethes em Bruto – Memorial Dançante. O evento, organizado por duas jovens vianenses com o apoio da Câmara Municipal, é gratuito e aberto à comunidade. 
Ariana Pombal e Juliana Fernandes, de 25 e 26 anos, venceram o concurso Viana Jovens Talento 2020 com este projeto de dança e artes performativas.
O Festival Lethes em Bruto – Memorial Dançante tem como objetivo “utilizar diferentes locais da cidade, inspirando-se na sua história e características específicas, dando-lhes vida através dos corpos e, no fundo, da arte”, explicam as promotoras. “É um festival feito por vianenes, para Viana e todos que por lá passem. A questão inicial que se colocou foi de que forma unir o potencial de uma cidade com história à prática da dança, e outras artes performativas, à qual a resposta se tornou evidente: performances em formato de site specific”, acrescentam.
O programa tem como momento principal a parte perfomativa que conta com a participação de um elenco constituído por 12 jovens artistas vianenses.
Segundo a organização, o público será conduzido através de dois trajetos pelo centro histórico: o trajeto diurno intitulado “Entre Marés e Rio” e o trajeto noturno intitulado “Ana Enamorada”. O trajeto diurno decorrerá nos dias 10 e 11, pelas 16h00, e o trajeto noturno nos dias 9, 10 e 11 pelas 21h00.
O festival inclui ainda uma parte formativa através de workshops que se realizarão no anfiteatro da Avenida (Jardim da Marina), conversas informais com momentos de partilha e convivência com os artistas e uma exposição de fotografia com registos da residência artística que decorreu entre o dia 23 de agosto e 7 de setembro.

Vídeo de apresentação: