XX Gala do Desporto da UMinho distingue ABC de Braga

0
179

A Universidade do Minho (UMinho) vai entregar uma distinção especial ao ABC de Braga esta segunda-feira durante a 20.ª Gala do Desporto. Na cerimónia, que acontece a partir das 18h30 no Auditório Nobre da UMinho, no Campus de Azurém, em Guimarães, o clube será reconhecido pela parceria profícua que já se mantém há nove anos.
A Gala do Desporto da UMinho contará também com a presença do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco, que fará a entrega física da Bandeira da Ética ao Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM), certificação recebida recentemente.
Desde o início da parceria entre o ABC e a UMinho, a equipa masculina universitária foi Campeã Nacional Universitária por sete vezes e Campeã Europeia Universitária por três vezes, enquanto que a equipa feminina universitária foi Campeã Nacional Universitária uma vez. Este ano, ambas as equipas sagraram-se campeãs nacionais universitárias nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2021 que decorreram na Covilhã e no Fundão.
A cerimónia contará com os discursos do reitor, Rui Vieira de Castro, do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco, do administrador dos SASUM, António Paisana, e do presidente da Associação Académica da UMinho (AAUMinho), Rui Oliveira.

Há 20 anos a homenagear os feitos desportivos na UMinho
A Gala do Desporto da UMinho irá servir, uma vez mais, para reconhecer e enaltecer a importância do desporto universitário no seio da UMinho, homenageando estudantes-atletas que alcançaram lugares de “PODIUM” nos Campeonatos Nacionais Universitários na época desportiva 2020/2021.
Na corrida aos galardões de 2021 estão 20 personalidades, cinco nomeados em cada uma das categorias a concurso (treinador do ano, atleta masculino do ano, atleta feminina do ano e atleta percurso desportivo).
Eduardo Fernandes, Fernando Fernandes, João Peixe, Luís Paço e Alexandre Oliveira são os nomeados para a categoria de “Treinador do Ano”; João Peixoto, Paulo Abreu, Rui Bessa Fernandes, Ricardo Coelho e Paulo Pereira nomeados para “Atleta Masculino do Ano”; Patrícia Silva, Magda Conceição, Carina Luís, Isabel Costa e Catarina Valente nomeadas para “Atleta Feminina do Ano”; e Edivino Miranda, João Alves Lopes, Sofia Oliveira, Joana Cunha e Júlio Ferreira, nomeados para “Atleta Percurso Desportivo”.
A Gala deste ano irá ainda enaltecer a dedicação e esforço dos 240 estudantes que participaram nas provas desportivas nacionais universitárias e que conquistaram 33 medalhas (12 de ouro, 11 de prata e 10 de bronze), contribuindo para a conquista do Troféu Universitário de Clubes da Federação Académica do Desporto Universitário.
Haverá ainda tempo para a atribuição do Galardão Fair Play que será entregue à equipa de Rugby 7’s Masculino da AAUMinho, devido ao comportamento demonstrado durante o Campeonato Nacional Universitário da modalidade.
A Gala será apresentada por Diogo Branquinho (Andebol) e Ercília Machado (Atletismo), ex-estudantes atletas da AAUMinho.