Autárquicas Viana: Nós, Cidadãos! – “Gabinete municipal de apoio ao empresário é fundamental para recuperar valor que foi perdido”

0
183

A candidata do Nós, Cidadãos! à presidência da Câmara de Viana do Castelo propôs a criação de um gabinete municipal de apoio ao empresário, que trabalhará “em articulação com as entidades e associações já existentes no concelho”.

“Este gabinete prestará mais apoio às empresas, atraindo investimento sustentável, apostando fortemente nos ‘clusters’ económicos locais, nomeadamente na economia do mar e outras tipos de economia com base territorial”, afirmou à agência Lusa Paula Veiga.

A cabeça de lista do Nós Cidadãos!, que falava no final de uma reunião com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), especificou que o concelho “tem grande tradição na ourivesaria, na louça regional, nos trajes, nos bordados, no artesanato ligado a usos e costumes (…) e em atividades económicas típicas, que foram desaparecendo por falta de incentivo”.

“É importante recuperar todo esse valor que foi perdido, potenciando-o, dando-lhes apoio”, defendeu. Para Paula Veiga, “na sequência da atual crise económica, é fundamental revitalizar a atividade económica, com enfoque na dinamização de programas de implantação de empresas e de criação de emprego mais duradouro e bem remunerado”.

“Para a eficácia destas medidas é fundamental a articulação com a oferta educativa e formativa, criando um Centro de Excelência local, com a participação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Universidade do Minho (UM)”, disse.

“Já perspetivando a criação de um polo local da UM tudo seria potenciado e teríamos excelentes condições para fomentar mais empresas, emprego e mais desenvolvimento economia. É uma aposta forte da nossa candidatura na nossa tipologia de económica local”, insistiu.