Clube de Vela de Viana vai disputar “Liga dos Campeões”

0
185

O Clube de Vela de Viana do Castelo marcou presença na Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021, a regata Women On Water Portugal, que é a maior regata feminina que se realiza em Portugal e a boa prestação da tripulação vianense valeu-lhe um wild card, atribuído pela organização, permitindo-lhe estar presente na Women Champions League.

A tripulação do Clube de Vela de Viana do Castelo foi composta pela esperança olímpica Beatriz Gago, Luísa Peres, Vitória Mina e Lara Carvalho. Na prova que foi disputada no rio Douro e apurou as equipas portuguesas que vão para disputar a final internacional, a equipa do clube vianense foi eliminada nas meias finais, terminando no 5º lugar. 

Estiveram 10 tripulações na água, num total de 40 velejadoras, que ao longo de dois dias realizaram 12 regatas. Além da esperança olímpica do Clube de Vela de Viana, marcaram presença as principais velejadoras nacionais, de onde destacam a olímpica Carolina João, as ex-olímpicas Sara Carmo (presente nos JO de Londres e no Rio de Janeiro) e Rita Gonçalves (JO de Londres).

A vitória foi da tripulação do Algés e Dafundo, com Carolina João, Rita Gonçalves, Joana Azevedo e Frederica Franchi. Foi uma vitória decidida na 2ª e última regata. As restantes 3 equipas apuradas para a final são provenientes do Clube Naval de Cascais. Em segundo lugar e terceiros lugares ficaram a experiente tripulação lideradas por Inês Nolasco e Teresa Borges Coutinho, respetivamente. A olímpica Sara Carmo fechou a classificação das equipas que apuraram para a final.

A organização desta regata é da Academia de Vela BBDouro em parceria com a Lusíadas Saúde, que vai assegurou o serviço médico oficial da Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021 e garantiu ainda um posto de rastreio à Covid-19 para as atletas e equipas técnicas. Desta forma, a prova seguiu todas as normas e orientações da DGS para eventos desportivos e terve o controlo de procedimentos COVID-19.

“Somos o maior parceiro de saúde do desporto nacional, com um envolvimento nas mais diversas áreas, da competição à promoção da atividade física associada a estilos de vida saudáveis. E, enquanto organização socialmente responsável, somos igualmente promotores dos princípios da Inclusão e da Diversidade. À luz deste posicionamento que a Lusíadas Saúde assume o compromisso de tornar acessível a prática desportiva a toda a população”, afirma Vasco Antunes Pereira, CEO do Grupo Lusíadas Saúde.