Caminha e Ponte da Barca devem mais de um milhão!

0
147

Caminha e Ponte da Barca estão entre as 10 câmaras do país com pagamentos em atraso acima de um milhão de euros.

O presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, admitiu que a situação financeira do município “é difícil”, fruto da herança do passado, mas sublinhou é a quinta autarquia do país que mais reduziu à dívida em 2020.

A propósito do relatório da Evolução Orçamental da Administração Local divulgado pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP), que coloca a Câmara de Caminha entre as 10 do país com pagamentos em atraso acima de um milhão de euros, Miguel Alves (PS) afirmou ainda que o município “está no bom caminho”.

“Caminha é o quinto município do país que mais reduziu a dívida a fornecedores em 2020, cerca de 2,9 milhões de euros, o que significa que estamos a recuperar terreno e esperamos em breve poder sair do vermelho”, enfatizou.

Miguel Alves diz que, em 2013, herdou uma “situação financeira calamitosa”, muito fruto dos “cerca de 11 milhões de euros de dívidas a fornecedores que não estavam registados na dívida da câmara”. Desse montante, mais de seis milhões seriam dívidas com a água.

“Herdámos uma situação calamitosa, mas estamos a fazer obra e a pagar a dívida. Estamos no caminho certo”, acentuou, sublinhando que a Câmara deverá, atualmente, cerca de cinco milhões de euros.

No relatório da Evolução Orçamental da Administração Local divulgado quinta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP) destaca-se que 10 municípios apresentavam no final de 2020 pagamentos em atraso superiores a um milhão de euros: Setúbal, Penafiel, Tábua, Paredes, Caminha, Tabuaço, Vila Real de Santo António, Freixo de Espada à Cinta, Tarouca e Ponte da Barca.

Ainda segundo o mesmo relatório, os municípios de Aveiro (-6,8 ME), Vila Real de Santo António (-4,3 ME), Penafiel (-3,6 ME), Caminha (-2,9 ME) e Braga (-2,2 ME) foram os que mais reduziram pagamentos em atraso.