Semana Europeia do Desporto em Viana do Castelo celebrou o desporto para todos

0
166

 

A Semana Europeia do Desporto (SED), organizada pelo Surf Clube de Viana (SCV), foi uma celebração do desporto, fazendo-o chegar a franjas da população que têm mais dificuldades em aceder-lhe no seu dia a dia, e evidenciou os benefícios da prática desportiva.

Marta Paço, atleta do clube e embaixadora #BeActive pelo terceiro ano consecutivo, participou na organização deste evento e foi presença assídua nas várias atividades realizadas.

O primeiro dia da semana foi dedicado ao Desporto Outdoor e contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, possibilitando experiências de surfing a alunos com necessidades educativas especiais de 11 turmas. 

Este programa regional, que teve por palcos principais o Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo e a praia do Cabedelo, contou com cerca de 300 participantes.

 No Dia dos Desportos Náuticos, o SCV promoveu experiências de surfing, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf. Ângela Fernandes, atleta/ treinadora do clube vianense, dinamizou a atividade de SUP. Os participantes eram originários de entidades parceiras locais, como a Associação Guias de Portugal (1ª Companhia de Viana), a Associação Juvenil de Deão e a Coordenada Decimal Associação de Nadadores Salvadores de Viana do Castelo. 

O dia do Desporto Inclusivo centrou-se em criar oportunidades de experiências de surf para pessoas com deficiência. Tendo contado com a participação de uma delegação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo e também da associação alemã Open Ocean com o apoio da Deutscher Vellenreit Verband.     

A 7ª Semana Europeia de Desporto, em Viana do Castelo, fechou com o Desporto Sénior em destaque. Na atividade de bodyboard, os participantes, com uma média de idades superior aos 70 anos, eram provenientes do projecto “Blue Gym Viana”, apoiado pelo Programa Nacional Desporto para Todos, desenvolvido pelo IPDJ, coordenador da SED em Portugal.