“Foda” volta a ser saboreada em Monção

0
285

O Município de Monção promove o “Mês do Cordeiro à Moda de Monção”, em conjunto com vários restaurantes do concelho certificados para a confeção e apresentação deste prato popularmente conhecido como “Foda à Monção”, nos fins de semana 23 e 24 e 30 e 31 de outubro.

“Esta iniciativa, feita num período de maior agasalho temporal, pretende destacar o sabor único deste prato com tradição local, bem como proporcionar aos amantes do bom garfo a oportunidade de saborear este manjar delicioso do roteiro gastronómico monçanense. Na mesa, sempre acompanhado por um vinho Alvarinho aromático e pelas Roscas de Monção, doce local eleito como uma das 7 maravilhas da doçaria nacional”, frisou a autarquia, em comunicado.

O “Cordeiro à Moda de Monção” foi um dos pratos eleitos no concurso “7 Maravilhas à Mesa de Portugal”, realizado em 2018. Além deste, a mesa candidatada pelo Município de Monção envolveu o vinho Alvarinho e aguardente velha do Palácio da Brejoeira, o património local simbolizado pelo Palácio da Brejoeira, incluindo a sua adega, a componente museológica representada pelo Museu Alvarinho e um evento de afirmação territorial, a Feira do Alvarinho.

Confecionado de forma tradicional, em alguidar de barro e levado ao forno de lenha, o “Cordeiro à Moda de Monção” assume-se, desde há vários anos, como uma referência da gastronomia monçanense. Este prato, não só recupera o “saber fazer” dos nossos antepassados, como incorpora a arte, o carinho e o profissionalismo com que, atualmente, é confecionado.

A preparação deste prato tem uma duração superior a 24 horas, entre banhos e cozedura. O cordeiro é colocado em cima do alguidar de barro, para pingar sobre o arroz amarelo (feito com açafrão e água de um Cozido à Portuguesa), sendo levado a forno de lenha, previamente aquecido, cuja porta se abre apenas duas vezes, uma para virar e outra para retirar o cordeiro.