“Foda à Monção” vai ser acompanhada com vinho verde

0
190

Nos próximos dois fins de semana, a degustação do “Cordeiro à Moda de Monção, prato localmente conhecido como “Foda à Monção”, é complementada por um conjunto de iniciativas culturais e musicais promovidas pelo Município, cujo objetivo consiste em transformar uma visita a Monção numa “aventura autêntica e enriquecedora com sensações agradáveis para todos”.

Desta forma, numa parceria da Confraria da Foda de Pias com a Real Confraria do vinho verde tinto, estão previstas harmonizações entre o Cordeiro à Moda de Monção e vinho tinto local, nos dias 23 e 30, pelas 11h00, no Museu Alvarinho, com lotação máxima de 16 pessoas, sendo necessária inscrição prévia. 

Nos dias 24 e 31, pelas 10h30, o programa apresenta visitas encenadas no Museu Monção & Memórias, Viagem no Tempo – Rota dos Castros e Museu Alvarinho. A lotação máxima para cada visita é de 16 pessoas, sendo necessária inscrição prévia.

“A finalidade das visitas encenadas passa por dar uma nova vida aqueles espaços museológicos, de forma a proporcionar aos visitantes uma perspetiva diferente da história de Monção, fazendo com que se sintam parte integrante e ativa da nossa identidade cultural”, justificou a autarquia.

Além dos concertos com a Banda Musical de Monção, no dia 23, pelas 21h30, e da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, no dia 30, à mesma hora, ambos no Cine Teatro João Verde, está previsto, no dia 23, pelas 16h00, a entrega de prémios e inauguração da exposição do concurso “Coca de Monção 21”, no Museu Monção & Memórias.

Referência ainda para a inauguração de duas exposições de artistas galegos: Maria Xosé Fernandez, dia 23, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Cine Teatro João Verde; Juan Coruxo, dia 24, pelas 10h00, nos passadiços “A Galiza Mail`o Minho”. Este local, com uma panorâmica fabulosa sobre a fortaleza de Monção e o rio Minho, recebe, neste dia, às 10h00 e às 17h00, intervenções artísticas ao vivo.