Aberto processo de classificação do Santuário da Senhora da Peneda 

0
192

A Direção-Geral do Património Cultural abriu o procedimento de classificação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez. De acordo com o anúncio do Diário da República, esta intenção de classificar aquele que é considerado um dos grandes santuários marianos do Noroeste Peninsular surge após a Direção Regional de Cultura do Norte ter proposto o início da sua classificação, “incluindo o património móvel integrado, no lugar da Peneda, freguesia de Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez”.

Datado do século XVIII, o santuário é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, sendo que nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo, e ainda os quartéis.

Os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, planta do conjunto em vias de classificação e da respetiva zona geral de proteção) estão disponíveis nas páginas eletrónicas da Direção-Geral do Património Cultural, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

A publicação, datada de 13 de outubro, refere ainda que “o interessado poderá reclamar ou interpor recurso hierárquico do ato que decide a abertura do procedimento de classificação (…) sem prejuízo da possibilidade de impugnação contenciosa”.