Espetáculo “Plastikus” da Krisálida sensibilizou alunos de Monção para a sustentabilidade ambiental

0
207

A companhia de teatro “Krisálida” apresentou o seu espetáculo de marionetas “Plastikus” no auditório do Cine Teatro João Verde, em Monção. O espetáculo assenta numa mensagem de alerta para a importância da sustentabilidade ambiental e na proteção dos mares e rios face ao avanço da presença de plástico. 

Realizada no âmbito do projeto “School4All”, promovido pela CIM Alto Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Monção, na plateia estiveram presentes professores, auxiliares e alunos do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves. 

Na conversa posterior, os actores da peça frisaram que é missão de todos proteger o meio ambiente. Pedagogicamente, os alunos interiorizaram a ideia que “o mar não deve ter plástico” porque “não faz bem ao ambiente e aos peixes”. Assim, levaram para casa a mensagem que “é preciso ter muita atenção para não se poluir a natureza”.

Presente no espetáculo e na conversa informal com os alunos, a vereadora da Educação, Daniela Fernandes, agradeceu a receptividade e colaboração de todos os envolvidos nesta iniciativa e lembrou aos pequenos a importância de mantermos um planeta vivo, limpo e saudável. 

No período da tarde, decorreu, na escola, um ateliê de construção de marionetas com uma turma do 4º ano. Nesta oficina de trabalho, os alunos, com a colaboração dos professores, tiveram a oportunidade de reutilizar o plástico usado nas embalagens dos seus lanches, criando pequenas marionetas.