Cerveira e Tomiño debatem nova ponte e parque da amizade com Deputación de Pontevedra

0
134

O projeto da ponte pedonal e ciclável do rio Minho foi apresentado durante a reunião que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e a alcaldesa de Tomiño, Sandra González, tiveram com a presidente da Deputación de Pontevedra, Carmela Silva, e com o deputado para a Cooperação Transfronteiriça e vice-diretor do AECT Rio Minho, Uxío Benítez. Os técnicos e engenheiros da Deputación de Pontevedra explicaram o detalhe das tramitações na margem espanhola e o ponto de situação da gestão para o novo financiamento da obra.

Nesta reunião, o edil cerveirense, que assumiu recentemente também o cargo de Diretor do AECT Rio Minho, manifestou “a vontade e disponibilidade para continuar a trabalhar em prol da cooperação transfronteiriça”. Rui Teixeira reiterou a “importância de desenvolver e implementar uma estratégia consensual que contribua para alavancar os laços de amizade e de colaboração em projetos comuns às populações e instituições portuguesas e galegas”.

Em cima da mesa estiveram assuntos específicos como o projeto do Parque da Amizade Cerveira-Tomiño, mas também outros mais abrangentes, fruto de uma radiografia ao enorme potencial que o território raiano dispõe, nas mais diversas áreas.

Por sua vez, a presidente da Deputación de Pontevedra renovou, em nome da província, o apoio institucional à cooperação transfronteiriça no território do Rio Minho, quer à Eurocidade Cerveira-Tomiño quer no âmbito do AECT Rio Minho. Carmela Silva lembrou a necessidade de prosseguir com a reivindicação para que os financiamentos europeus destinados às regiões de fronteira sejam efetivamente aplicados nesses territórios e na melhoria da qualidade de vida das populações raianas.