Melgaço inaugura mais quatro lojas Pop-Up

 

Melgaço inaugura hoje mais quatro lojas pop-up, dando assim um novo impulso à actividade comercial da vila. O programa tem vindo a granjear a confiança de novos senhorios aderentes ao programa MELGAÇO TEM POP-UP, que têm entregado os seus espaços para ocupar graciosamente. Neste enquadramento, Melgaço terá agora 19 espaços no âmbito deste projeto. A inauguração acontece pelas 11h30 e o Largo Hermenegildo Solheiro é o ponto de encontro da iniciativa.

Recorde-se que o programa Urbact/ RegrowCity, Melgaço Tem Pop-Up, encerrou em julho passado, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Fruto do sucesso deste programa e da dinâmica que imprimiu à vila da Melgaço, o presidente da Câmara, Manoel Batista, decidiu dar continuidade ao mesmo. “Nunca algo de semelhante tinha sido antes tentado. Esta foi uma aposta arriscada e ambiciosa, com obstáculos que se anteviam difíceis de transpor, mas que quisemos enfrentar, enquanto desafio que urgia assumir em prol do território e das gentes de Melgaço. Cedo percebemos que aderir ao Programa URBACT implicaria um forte e profundo envolvimento de todas as partes da sociedade melgacense, fazendo os seus mais ativos atores e agentes participar dos processos de decisão e ação. Numa gestão urbana (e territorial) moderna, endereçando por vezes problemas antigos e complexos, como é o caso do declínio prolongado (de que sabemos padecem grande parte das vilas e cidades do interior e da Europa), há que ter a coragem de envolver e comprometer, diria mesmo co-responsabilizar a sociedade civil, empoderando os atores, mas também promovendo a iniciativa e participação na experimentação de soluções, tantas vezes arriscadas”, considera Manoel Batista.

“O trabalho conjunto aqui desenvolvido apresenta resultados incontornáveis no relançamento da vida urbana, seja na dinamização do tecido comercial/económico, novo e já anteriormente instalado, mas também na reanimação do espaço público (onde na requalificação a autarquia tem empreendido grandes investimentos) assim oferecendo um ambiente urbano mais diverso e rico para residentes e visitantes. Esta é uma realidade reconhecida e elogiada pelos parceiros europeus, mas sobretudo pela sociedade melgacense, que interiorizou a mais-valia e eficácia deste nosso MELGAÇO TEM POP-UP, continuando a abordar-nos com constantes propostas de empreendedorismo e “oferta” de espaços a associar ao programa e prova disso são estas novas quatro lojas que agora abrem”, acrescentou o autarca.

19 projectos de negócio/actividades

Desde que arrancou em 2019, o programa Melgaço Tem Pop-Up concretizaram-se 15 projetos de negócio / atividades, contando, nomeadamente, com 13 projetos lojistas e duas lojas âncoras com atividades de IPSS´s, artistas, e demais sociedade civil, juntando-se agora quatro novas lojas. Destes, seis maturaram o modelo de negócio e transitaram já  em definitivo, sejam em espaços inicialmente afetos ao programa, seja em lugar próprio fora deste.