I Eco Maratona de Montedor decorre dia 27 de novembro

0
169

A Câmara de Viana do Castelo vai promover, dia 27 de novembro, a I Eco Maratona de Montedor, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Floresta Autóctone.

A autarquia explicou que “a atividade consiste numa ação de voluntariado ambiental para o controlo (arranque) de espécies exóticas invasoras instaladas no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor”. “A designação Eco Maratona tem como propósito estimular o espírito competitivo e apelar à participação nesta ação de arranque de acácias jovens, espécies invasoras lenhosas, que agressiva e persistentemente proliferam, impedindo a estabilidade dos espaços florestais e determinando uma rápida degradação geral do solo e da paisagem”, notou.

A área definida para esta prova tem cerca de 42.195 metros quadrados e será dividida em talhões, a serem distribuídos pelas equipas participantes compostas por 10 elementos. Para estimular o convívio e o espírito competitivo, serão atribuídos prémios a três vencedores, os primeiros a obterem a limpeza das acácias nos respetivos talhões. A prova será orientada pelos técnicos municipais integrados na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço. A participação é aberta a todos os cidadãos que pretendam associar-se a esta iniciativa de voluntariado, sendo disponibilizado um formulário de inscrição, com limite de 100 participantes.