Câmara de Viana promove ‘meetups’ gratuitos para profissionais do turismo

0
180

Na última quinzena deste mês, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove dois encontros setoriais turísticos para profissionais do setor, de participação gratuita, no âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo. O primeiro encontro – Meetup I – acontece já a 22 de novembro, entre as 9h45 e as 11h30, em formato online.

Na parte inicial da sessão será apresentado um ‘case study’ de sucesso, por Dalila Dias, diretora executiva das Aldeias Históricas de Portugal, como ponto de partida para o debate e reflexão sobre a importância do trabalho em rede da oferta turística, para a atratividade do destino Viana do Castelo. Na segunda parte será apresentada uma análise SWOT (em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) de Viana do Castelo e do setor turístico, na qual serão analisadas as novas potencialidades e oportunidades, face às dificuldades e constrangimentos provocados pela atual situação pandémica.

O segundo meetup acontece a 29 de novembro e será em formato presencial, entre as 9h30 e as 13h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. A sessão inicia com uma breve apresentação dos principais comentários dos turistas nas plataformas digitais e com um resumo das recomendações de operadores turísticos portugueses e espanhóis sobre as dificuldades de venda e promoção do destino Viana do Castelo, resultado de um questionário enviado a mais de mil operadores. Na segunda parte será apresentado o novo perfil do turista, neste período pós-pandemia, e uma análise detalhada das principais motivações dos maiores mercados emissores: Reino Unido, Alemanha, França e Espanha, por representantes do Turismo de Portugal.

A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.

A participação nos Meetups é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória até hoje, 18 de novembro, através do link: http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/meetups-inscricao disponível no site municipal.

Mais informações sobre inscrições e programa estão disponíveis em: http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/meetups-para-profissionais-do-turismo.