Ponte da Barca vai aproveitar Black Friday para oferecer livros a alunos

Alvesgaspar, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

A Câmara de Ponte da Barca vai aproveitar a ‘Black Friday’ para oferecer cerca de 1.500 livros a alunos do concelho.

A medida foi  anunciada pelo presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, ao executivo municipal durante a reunião ordinária da autarquia. Augusto Marinho adiantou que a ação abrange “cerca de 1.300 alunos de todos os níveis de ensino”. A iniciativa ‘Black Friday’ tem lugar nesta sexta-feira, dia 26 de novembro. com repetição no dia 3 de dezembro.

A ação consiste na “oferta de livros a todos os alunos do agrupamento de escolas de Ponte da Barca, da Epralima-Escola Profissional do Alto Lima e, ainda, às crianças da educação pré-escolar do jardim de infância José Carneiro Bouças”. Segundo Augusto Marinho, os alunos podem “passar pela decoração de Natal que está instalada junto ao edifício dos Paços do Concelho” e levantar o livro.

Na sexta-feira, a iniciativa decorre para todos os alunos até ao segundo ciclo inclusive, entre as 14:00 e as 17:00, junto ao edifício dos Paços do Concelho. No dia 3 de dezembro, a ação será dirigida aos alunos do terceiro ciclo e ensino secundário, no mesmo horário e local. “Cada criança ou aluno que, neste período, atravessar a prenda/decoração localizada em frente dos Paços do Concelho recebe um livro”, referiu o autarca. Segundo o autarca, “esta ação tem como objetivo promover o gosto pelo livro e pela leitura junto dos mais novos e contribuir para a construção de uma comunidade mais informada, mais culta e com maior espírito crítico”. Pretende também “garantir o acesso de todos ao livro e à leitura lúdica, na certeza de que um bom leitor é um cidadão habilitado com as ferramentas que lhe garantem o sucesso, pessoal, escolar e profissional”. Para Augusto Marinho, “este investimento tem toda a razão de ser, porque a melhor aposta que se pode fazer é a de privilegiar a formação das pessoas, que constituem, de facto, a grande riqueza de uma comunidade”.