Construtora Gabriel Couto vai construir estrada para Gana exportar ouro

A empresa de construção de Vila Nova de Famalicão, Gabriel Couto, vai construir duas estradas no Gana, empreitadas adjudicadas pelo Governo deste país africano no valor de 145 milhões de euros. A construtora venceu o concurso internacional promovido pelo Ministério das Infraestruturas Rodoviárias ganês, numa obra que visa melhorar a rede viária deste país. 

Com 66 quilómetros de extensão, a estrada que liga Tarkwa a Nkwanta, passando por Agona, é a obra de maiores dimensões que terá de ser entregue no prazo máximo de 1095 dias, equivalente a três anos. “Esta empreitada, orçada em 95 milhões de euros, é vital para o desenvolvimento destas três cidades, bem como para a dinamização económica do país, especialmente no que respeita à exportação de minérios. Tarkwa é, de facto, conhecida por possuir e dar o nome a uma grande mina de ouro a céu aberto, uma das maiores do sul de Gana, onde são produzidas aproximadamente 24 toneladas de ouro por ano e ainda a mina de ouro Iduapriem localizada a 10 quilómetros do sul da cidade. Agilizar o transporte do ouro para acelerar a sua exportação é vital para a economia do país e equilibrar a balança comercial”, afirmou a construtora, em comunicado.

Em simultâneo, a Gabriel Couto vai reconstruir também a estrada que liga Bechem a Akumadan, numa distância de 40 quilómetros, que deverá estar concluída em 730 dias. Este investimento de 50 milhões nesta infraestrutura “é também muito relevante no desenvolvimento económico da região, marcada predominantemente pela produção agrícola”, acrescentou. Localizada na zona central do Gana, esta área é muito rica em produção de tomate e outros produtos agrícolas que necessitam de ser escoados para zonas mais carenciadas do país. “O cumprimento rigoroso de todas as alíneas dos contratos assinados e a qualidade evidenciada das obras é também uma imagem da nossa marca que vamos espalhando pelo continente africano”, sustenta Tiago Couto, diretor da construtora e responsável pelos projetos internacionais e de infra-estruturas.