Bombeiros de Arcos de Valdevez vão ter terceira equipa de intervenção permanente

0
170

A Câmara de Arcos de Valdevez decidiu apoiar a criação da terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros Voluntários, num investimento global de 90 mil euros anuais.

Em comunicado, a autarquia adiantou que a terceira EIP vai ser constituída através de um protocolo a estabelecer entre o município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, no valor de 30 mil euros por ano.

“O concelho ficará com três EIP, constituídas por 15 operacionais, com formação específica e maior capacitação para corresponder a situações de emergência ou de catástrofe. Esta parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passará a ter um valor anual de 90 mil euros”, explica a nota.

Segundo a autarquia, “tal como já acontece em relação às outras duas EIP, a autarquia irá comparticipar em 50% dos custos decorrentes da remuneração dos elementos desta nova unidade, ficando o restante valor a cargo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)”.

As EIP “exercem a sua missão de forma permanente e visam assegurar, em permanência, o socorro às populações, designadamente no combate a incêndios, no socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes, bem como a colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros”.

“Com a criação desta terceira EIP, em parceria com os Bombeiros Voluntários, a autarquia pretende melhorar os meios de socorro e salvaguarda de pessoas e bens, contribuindo para o aumento da segurança e bem-estar da população de Arcos de Valdevez”, sublinhou a autarquia.