Fileira Casa Portuguesa ambiciona “melhor participação de sempre” em emblemática feira europeia de design de interiores 

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A edição da Maison & Objet de março de 2022, que se realiza entre os dias 24 e 28 de março, em Paris, promete marcar a longa história de participações portuguesas no prestigiado certame francês. Em adição ao sempre elevado número contingente nacional, esta será a primeira edição de sempre que contará com uma área exclusivamente dedicada às empresas e produtos nacionais, designada por “MADE IN PORTUGAL naturally at Maison & Objet”. 

É no pavilhão 6, stand F112 – G111, da Maison & Objet que se localiza o espaço de cerca de 700m2 reservado para as empresas portuguesas. O centro deste espaço estará preenchido com uma Mostra de produtos da Fileira Casa Portuguesa. Com a coordenação da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e da AICEP e curadoria da designer Tânia Peixoto, a exposição incluirá mais de 100 produtos de cerca de 40 empresas, procurando promover os valores de diferenciação, arrojo e complementaridade que caracterizam esta fileira. 

Ao redor deste espaço, em stands cuja identidade promove a homogeneidade e sinergia da oferta nacional, estarão 17 empresas dos diversos setores deste cluster, como o mobiliário, têxtil decorativo, iluminação e decoração, entre outros. 

Este é um projeto pioneiro na promoção internacional da Fileira Casa Portuguesa, permitindo a divulgação, de forma conjunta e complementar, dos diversos setores que a compõem. Simultaneamente, conseguimos apoiar e promover a participação de empresas de menor dimensão, que individualmente enfrentariam grandes desafios para estarem presentes neste certame, o que certamente se refletirá na notoriedade e reconhecimento que alcançarão nos mercados estratégicos”, explica Joaquim Carneiro, presidente da APIMA. “Estamos muito otimistas em relação ao impacto desta iniciativa, acreditando que se traduzirá na melhor participação de sempre. Todos os materiais, produtos e estruturas foram selecionados de forma criteriosa e exigente, assegurando que veiculam os vetores de excelência, estética e sustentabilidade que são reconhecidos às nossas empresas.”, conclui. 

Num período de grandes desafios para as empresas nacionais, este certame posiciona- se como de grande relevância para os objetivos anuais destas marcas, o que justifica a visita ao stand português, no dia 24 de março, por representantes das instituições públicas mais relevantes. João Neves, secretário de Estado Adjunto e da Economia, Nuno Mangas, presidente do Compete, e Rita Araújo, administradora da AICEP, conhecerão a oferta e dialogarão com as dezenas de empresas portuguesas presentes num dos maiores eventos do mundo desta fileira. 

A Fileira Casa Portuguesa é constituída por mais de 7 500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho e um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros. Os diversos setores que a integram são responsáveis por cerca de 4,5% do total de exportações da economia nacional.