700 jovens invadem Valença para correr junto à Fortaleza

0
195

A cidade de Valença é a capital do Desporto Escolar, entre hoje e amanhã ao acolher o corta-mato nacional escolar com mais de 700 alunos, orientados por cerca 150 professores.

Os alunos provenientes de Escolas do Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte e ainda, da Região Autónoma dos Açores, vão competir tendo por cenário a Fortaleza de Valença, ex-libris patrimonial, histórico e identitário desta região.

A prova desportiva do Corta-mato Nacional Escolar é uma das mais importantes competições do Desporto Escolar, a qual reúne os participantes apurados nas provas escolares locais e regionais, que envolveram muitos milhares de alunos e muitas centenas de professores.

A expectativa dos responsáveis pela organização deste evento é elevada, sobretudo por ser a primeira competição nacional escolar, após um longo período de afastamento provocado pela pandemia que nos tem assolado nos últimos anos.

No primeiro dia do evento, para além da receção das comitivas de alunos e professores que vão encher as ruas de Valença, ocorrerá pelas 21h00, a Cerimónia de Abertura, na qual estará presente toda a comunidade escolar envolvida nesta final, bem como, inúmeras personalidades representativas do sector da Educação, do Desporto e do Município.

No dia 2 de abril, a partir das 9h00, teremos a o Corta-Mato propriamente dito, com os atletas que vão competir no percurso instalado junto às Muralhas da Fortaleza de Valença, esperando-se assim uma manhã muito animada em terras minhotas.

Esta competição é organizada pela Coordenação Nacional do Desporto Escolar e pela Coordenação Regional do Desporto Escolar do Norte, contando com a colaboração da Câmara Municipal de Valença.