Assembleia de Moradores de Braga apresentada como “exemplo bem sucedido” na Alemanha

0
233

A empresa municipal de habitação de Braga – BragaHabit – participou na reunião transnacional do projeto “Global Goals for Cities” da rede URBACT, que decorreu em Solingen, na Alemanha, entre os dias 6 e 8 de abril.

O encontro contou com 23 convidados internacionais, provenientes de 14 das 19 cidades que fazem parte do projeto que se destina a acelerar o progresso no sentido de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através da aprendizagem entre pares e planeamento de ação integrado.

Sob o lema “Preparing for implementation – governance, partnerships, and policy coherence”, a reunião teve como foco o planeamento de ações no sentido de garantir a participação dos cidadãos na definição de políticas públicas. Nesse contexto, a BragaHabit apresentou a Assembleia de Moradores como um exemplo bem-sucedido de uma iniciativa que pretende envolver os agentes da comunidade local na identificação de problemas e respetivas soluções, bem como nos processos de decisão. Foram ainda apresentados os vários grupos locais que se têm debruçado sobre a temática da sustentabilidade, bem como os conselhos municipais, de caráter consultivo, como o Conselho Municipal de Habitação, ainda em processo de constituição, e que pretende juntar representantes dos moradores, empresas, instituições de solidariedade social, personalidades independentes e representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal, entre outros.

A crise na Ucrânia e a possibilidade da criação de redes europeias de ajuda e apoio também foram temas deste encontro, assim como a elaboração e implementação de planos de ação locais para a sustentabilidade.