Jovens remadores do Alto Minho participaram em encontro transnacional de remo em França

0
213
Uma equipa de oito jovens remadores do Alto Minho participou no West Coast Camp, 4º encontro transnacional do projeto ROSE (Rowing an Outdoor Sport for Education), que teve lugar na localidade marítima de Pouliguen em Saint-Nazaire, França.
 
Este evento de cooperação, integrado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) através dos clubes Viana Remadores do Lima de Viana do Castelo e Sporting Club Caminhense, envolveu um total de 24 jovens remadores e 20 treinadores e professores de desporto de Portugal, Irlanda e França. A delegação portuguesa foi constituída por oito jovens remadores, quatro por cada clube representado e por três treinadores.
 
Neste encontro, foram trabalhadas e experimentadas as competências relacionadas com o remo e a inclusão, remo e ambiente e remo e saúde, para além de ter proporcionado o convívio intercultural e intergeracional.
 
O programa integrou também a conferência final do projeto ROSE subordinada ao tema “Desafios da Educação Marítima para os Jovens”, que contou com a participação do vereador do Município de Viana do Castelo, Ricardo Rego.
 
O projeto ROSE, cofinanciado pelo programa Erasmus+, tem como principal objetivo a promoção da educação através do desporto, com enfoque no desenvolvimento de competências na modalidade do remo, em três territórios europeus (Alto Minho, Clare County e Pays de La Loire), através da partilha de experiências e boas práticas entre treinadores e líderes de clubes.