Ultra Trail da Geira / Via Nova Romana regressou com centenas de participantes

0
195

A 13ª edição do Ultra Trail Geira / Via Nova Romana atraiu centenas de participantes que partiram no Campo do Gerês, Terras de Bouro e percorreram quase integralmente a via romana que ligava Bracara Augusta e a Asturica Augusta. A partida decorreu no Museu da Geira, percorrendo parte do concelho de Terras de Bouro e a meta foi instalada em Caldelas, no concelho de Amares. Esta edição fez parte do Circuito Nacional de Ultra Trails e Trails e englobou duas provas em simultâneo: o Ultra Trail da Geira / Via Nova Romana com uma distância de cerca de 50 quilómetros e a Corrida da Geira, com uma distância de 20 quilómetros.

Ricardo Sousa, a correr pela Águias de Alvelos, foi o grande vencedor do Ultra Trail da Geira, com um tempo de 04:55:53.697. Nelson Loureiro venceu a Corrida da Geira em 01:21:42.327.

A corrida de trail em ambiente de montanha foi organizada numa parceria entre o Clube Orientação do Minho e a Confraria Trota Montes, contou, como habitualmente, com o apoio dos Município de Amares e o Município de Terras de Bouro.

As ruínas, as pedreiras ou os muitos marcos miliários da região – quantidade incomparável a outras áreas do Império Romano – são apenas alguns dos atrativos da Via Nova Romana.

Trata-se de um trajeto de vários quilómetros que é possível percorrer, praticamente, sem obstáculos, usufruindo da magnífica paisagem envolvente que atravessa parte dos concelhos de Terras de Bouro e Amares.