Politécnico de Viana organiza jornadas da computação gráfica e multimédia

0
235
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organiza, esta quarta e quinta feira, as XX Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia. A sessão de abertura, que se realiza esta quarta-feira, às 9h45, conta com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues. Workshops, palestras e exposição estão em destaque nas XX Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia. “Com estas Jornadas queremos dar a conhecer as novidades desenvolvidas na área da Computação Gráfica e Multimédia, bem como apresentar projetos empresariais, produtos e inovações tecnológicas”, explica o docente Pedro Faria, membro da comissão organizadora do evento, adiantando que se pretende ainda “perceber o que as empresas estão a fazer na área e qual o perfil de colaboradores que procuram”.
Durante os dois dias, os participantes das XX Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia, que decorrem no auditório Francisco Sampaio na ESTG-IPVC, vão ter oportunidade de assistir a workshops sobre Adobe Illustrator, Unity 3D, HTML5 e Blender. Estes workshops são direcionados para os alunos do ensino secundário e profissional. Em simultâneo vai estar patente também uma exposição na Biblioteca Barbosa Romero, na ESTG-IPVC, com alguns trabalhos desenvolvidos por alunos. “Trata-se de uma exposição interativa, onde os visitantes podem experimentar aplicações, jogos, vídeos e a componente gráfica desenvolvidos por alunos nas unidades curriculares”, adianta o professor Pedro Faria.
As XX Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia, organizadas pela Licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Desenvolvimento Web e Multimédia com o apoio do Núcleo de Computação Gráfica e Multimédia, contam ainda com diversas palestras, aproximando-se aqui ao mercado de trabalho. “Pretendemos manter uma ligação ao mercado de trabalho para sabermos o que se está a fazer e o que as empresas precisam dos futuros colaboradores”, refere Pedro Faria, evidenciando a presença de ex-alunos que criaram empresas ou que estão a colaborar com empresas da área. “Quase todas as palestras contam com ex-alunos nossos que criaram empresas e isso é a prova do nosso espírito empreendedor”, assegura.
O evento também se associa ao Dia Internacional das Raparigas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que se celebra a 28 de abril, com a palestra de três alunas e bolseiras da ESTG-IPVC, que vão abordar a temática da Realidade Virtual, da Saúde e da Mobilidade. Ainda sobre as palestras, esta quarta-feira, às 10 horas, Abel Dantas da CPDS vai falar sobre “Bitcoin – How Proof-or-Work Works”. Uma hora depois, Tiago Fernandes da Webincode vai abordar a temática “Doing Web and Mobile”. A tarde começa com uma palestra sobre a oferta formativa, às 14 horas, seguindo-se depois uma palestra sobre “Tourism Gamification” com Marco Neiva e Diogo Castro da Portugal Play.Já na quinta feira, a partir das 10 horas, Abel Soares da Untile vai falar sobre “Simplifying Life, Digitally”, seguindo-se uma hora depois a palestra sobre “Virtual Reality, Health and Mobility” com Beatriz Miranda, Débora Amorim e Tânia Silva. Depois de uma palestra sobre a oferta formativa, Pedro Pereira da ByAR vai abordar a temática “The Ingredients for a Good Storytelling”. A sessão de encerramento está marcada para as 16 horas com a presença do diretor da ESTG-IPVC, Pedro Moreira.