Ex-alunos do Politécnico de Viana do Castelo apresentam livro infantil

0
215

Três ex-alunos da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) escreveram o livro infantil “A menina que não sabia contar” que vai ser apresentado esta sexta feira, 13 de maio, na Biblioteca Professor Luís Mourão na ESE-IPVC. Com texto de Elisabete Pereira, ilustrações de Paulo Salvador Lopes e música de Miguel Oliveira, esta obram, que contou com a revisão do saudoso professor que dá nome à biblioteca, vai ser apresentada, a partir das 17h30, pela professora Lúcia Barros.

A dar aulas ao 1.º ciclo no Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Braga, Elisabete Pereira decidiu tirar da gaveta o livro escrito há 10 anos e que “enche de orgulho” todos os envolvidos no projeto. “Depois de ler tantas histórias, percebi que também podia escrever a minha”, confidencia a professora, que conta a história de uma menina diferente.

O revisor do livro foi o “querido professor” da ESE-IPVC Luís Mourão, que faleceu recentemente e foi homenageado no âmbito das comemorações do 41.º aniversário da ESE-IPVC, em novembro do ano passado. A ex-aluna garantiu que o professor Luís Mourão foi o “grande impulsionador” deste projeto. “Disse-me que o livro tinha todos os ingredientes para ser uma história de sucesso, porque tinha sentido de humor, conteúdo, passava uma mensagem e era de fácil leitura na perspetiva da criança”. O livro conta uma “história magnífica” e o professor da ESE-IPVC acabou ainda por ter sugerido tornar a obra mais interativa. A ex-aluna lamenta que o professor já não esteja entre nós, agradecendo tudo o que fez por este projeto.

O ilustrador da obra também foi aluno da ESE-IPVC.  Paulo Salvador Lopes tirou a Licenciatura em Educação Básica – variante Educação Visual e Tecnológica – e “fez um trabalho excecional”, aplaude a escritora, assegurando que o livro “está muito completo”.

O livro também é acompanhado por uma música, escrita por Elisabete, mas que foi composta por Miguel Oliveira, que também tirou a Licenciatura em Ensino Básico na ESE-IPVC, variante Português-Inglês. A música cantada por Miguel Oliveira, marido da escritora, conta com a “participação especial” dos filhos do casal, André e Inês, que estão “orgulhosos” de fazer parte do projeto dos pais.

 

Livro infantil é acompanhado por padlet com vários recursos educativos

“A menina que não sabia contar” é muito mais do que uma história infantil. Escrita para os leitores mais novos, a obra aborda o tema da diferença e conta com diversos recursos educativos, que podem ser adaptados ao ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos.

O QR Code no final da obra permite que educadores e professores possam explorar a obra na perspetiva do professor e adulto, assim como das crianças. Este recurso tem ainda algumas propostas de expressão musical e plástica de exploração do tema da Cidadania, abordando questões de bullying nas escolas. Guiões de leitura, música, karaoke e desenhos para pintar são algumas das ferramentas que se podem ainda encontrar no padlet. Ao ler a história de Carolina (alcunha da Girafinha) é possível, ainda através do QR Code, ouvir a música da autoria de Miguel Oliveira, cantada por ele e os filhos.