Melgaço vai “devolver a dignidade material” à igreja de Paderne

0
194

As obras de reabilitação da igreja do convento de São Salvador de Paderne, em Melgaço, num investimento de mais de um milhão de euros, deverão estar concluídas até ao final do ano. 

O presidente da Câmara de Melgaço adiantou que a intervenção, iniciada em fevereiro, vai decorrer em duas fases, sendo que inicialmente será efetuada a reabilitação estrutural do templo, monumento nacional, e posteriormente avançará a recuperação do interior. Manoel Batista adiantou que o investimento em curso resulta de uma candidatura que o município apresentou a fundos comunitários destinados ao património cultural e infraestrutural, ao abrigo do programa operacional Norte 2020, cabendo à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) a elaboração do projeto. O autarca especificou que do investimento total previsto, 1.053.390,50 euros, “cerca de 500 mil euros são suportados por fundos comunitários, sendo o restante (553.390,50 euros) financiamento público nacional, garantido através de um protocolo com a Direção Geral do Tesouro e Finanças”.

A igreja de Paderne, também conhecida como igreja do Divino Salvador ou ainda igreja do Convento de Paderne, está classificada como Monumento Nacional desde 23 de junho de 1910.

O município justificou a intervenção com a necessidade de “devolver a dignidade material” ao monumento nacional, que “apresenta graves condições de conservação, com risco de perda de património”.

A obra pretende ainda “proporcionar adequadas condições de conservação, valorização e visitação, potenciar a igreja como um recurso ativo para o desenvolvimento da região Norte no âmbito do turismo cultural e religioso”.