Esposende distinguiu melhores alunos de Belas Artes e Arquitectura da Universidade do Porto

0
187

Ana Sofia Ribeiro e Leandro González, melhores alunos de Belas Artes e de Arquitetura, respetivamente, da Universidade do Porto, no ano letivo 2020/2021, foram distinguidos com os Prémios Viana de Lima – Câmara Municipal de Esposende, cuja cerimónia de entrega decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Os prémios, no valor unitário de 2000 euros, foram instituídos no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do arquitecto Alfredo Evangelista Viana de Lima. O protocolo, formalizado em 2010, estabelece que o Município de Esposende assume a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, e se compromete a distinguir, anualmente e durante 30 anos, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade da Câmara Municipal.

Desde 2014 que o Município dá cumprimento ao protocolo, e em acordo com o estabelecido, os premiados desta nona edição ofereceram uma obra/trabalho da sua autoria para integrar o Fundo Viana de Lima. Ana Sofia Ribeiro entregou uma pintura alusiva à natureza e Leandro González o trabalho “Maputo. O Interior de quarteirão. Aprender de uma apropriação informal”.

Apesar de ausente na cerimónia, por se encontrar ausente do país, Leandro González expressou, através de mensagem gravada, a satisfação por este galardão que o deixou “honrado e orgulhoso”, e, nos agradecimentos, nomeou a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, bem como todos quantos acompanharam o seu percurso académico. Do mesmo modo, Ana Sofia Ribeiro manifestou o seu contentamento pela distinção, agradecendo a “homenagem”, e explicou que o seu trabalho versa, sobretudo, as alterações climáticas e a perspetiva da arte sobre esta temática.