Último dia do Enterro da Gata foi dedicado à beneficiência

0
194

Os jovens adultos do Núcleo de Braga da Associação Pais em Rede estiveram no recinto do Enterro da Gata, em Braga, para participarem no Dia da Beneficiência, evento que acontece há anos na Academia minhota e que desta vez proporcinou uma tarde inesquecível aos jovens que puderam assistir ao ensaio do cantor Diogo Piçarra.

Gabriela Lemos, diretora de Voluntariado do Departamento Social da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), explicou que a “AAUMinho se tornou na ponte para que os jovens pudessem assistir ao ensaio do artista Diogo Piçarra”, no que é a “aproximação destes jovens à realidade que, muitas vezes, e por diversas impossibilidades, desconhecem”.

Sem fins lucrativos e composta por voluntários, o Núcleo de Braga da Associação Pais em Rede, tanto ajuda na inserção no mercado de trabalho e na parte da formação dos jovens, como realiza atividades lúdicas, essencialmente desportivas e artísticas. Margarida Dias, que é voluntária e pertence à coordenação do núcleo, afirmou que a associação “trabalha no sentido de incluir os jovens e normalizar a situação”, garantindo que “isto é que é inclusão” e que “para alguns (assistir ao ensaio) não é nada, mas para eles é tudo”. Ademais, a voluntária explicou que os jovens “aderem muito bem a tudo o que é música” e, por isso, “foi só dizer que era com o Diogo Piçarra”.

Por fim, a coordenadora reforçou que os jovens ficaram muito gratos e adoraram, o que foi visível ao longo da atividade. Além de assistirem ao ensaio do cantor, os mesmos puderam conhecer e tirar fotografias com o músico.

Por sua vez, o cantor Diogo Piçarra mostrou-se emocionado e “sem palavras” com a atividade. Segundo o mesmo, após ter sido pai, fica cada vez mais “sensível” e “completamente sem chão” com estes eventos, que o colocam numa “posição de humildade”. “Estas crianças têm pais e penso sempre nos pais quando estou em frente a eles”, afirmou o artista, que reforçou ter adorado conhecer os jovens.

No terminar do evento, Gabriela Lemos reforçou que a AAUMinho “continuará, certamente, a promover mais atividades de inclusão social” e afirmou que “muitas das vezes, não temos noção de como os gestos mais pequenos podem marcar a vida de alguém para sempre”.