Futebol distrital ao rubro: festa verde e negra na segunda, decisões adiadas na primeira
Na penúltima jornada das divisões distritais de Viana do Castelo, as duas equipas da primeira divisão que lutam afincadamente pela promoção ao Campeonato de Portugal venceram os respetivos jogos e adiaram tudo para a última jornada. Na segunda divisão já houve festa no campo do Adecas, mas fez-se em tons de verde e negro, uma vez que foi o Fachense a conseguir o triunfo no jogo grande da jornada e celebrou a subida na casa do adversário que também luta pela subida e terá um jogo de vida ou morte na derradeira jornada em S. Pedro da Torre.
Depois de ter saltado para o primeiro lugar com a vitória na casa do adversário direto, o Desportivo de Monção conseguiu um triunfo fundamental na receção ao Cerveira, por uma bola a zero. O Atlético, tendo deixado de depender apenas de si para conseguir a promoção ao Campeonato de Portugal, fez a sua parte e goleou o Castelense fora de portas, por expressivos 1-6. A última jornada terá as emoções à flor da pele para adeptos e jogadores de Monção e Atlético, visto que será o momento de todas as decisões. A equipa do Desportivo desloca-se até ao reduto do Vitorino de Piães, que já roubou pontos ao Atlético, equipa que agora precisa e muito da sua ajuda para poder sonhar. O Atlético recebe o último classificado, Chafé, na Coutada, estando obrigado a vencer e esperar um deslize do Monção no campo engenheiro Fernando Magalhães, sendo que um empate dos forasteiros leva as decisões para uma finalíssima e uma derrota leva o Atlético para o Campeonato de Portugal. Em caso de vitória monçanense, de nada valerá a vitória mais que provável do Atlético. Na fase de manutenção já havia ficado tudo decidido na jornada passada, com a descida do Limianos à distrital, confirmando a queda de Ancorense, Melgacense, Barroselas e Darquense para a segunda divisão.
Na segunda divisão, há também muito em jogo na última jornada. O Torreenses vai receber o Adecas no jogo em que vai apurar a equipa que irá acompanhar o Fachense na subida ao primeiro escalão distrital. O Adecas permitiu a vitória do Fachense no seu reduto nesta jornada, complicando, e de que maneira, as contas da subida, necessitando agora de vencer na casa do Torreenses e esperar ainda um desfecho favorável no caso do jogo com o Vila Fria, que ao que tudo indica irá dar três pontos à formação dos Arcos. O Torreenses aproveitou da melhor forma o jogo entre os dois outros candidatos à subida e venceu na casa do rival Lanhelas por cinco bolas a três, ficando a necessitar apenas de um empate na receção ao Adecas para ver confirmada a subida. O Fachense recebe a equipa do Valenciano B num jogo em que pode chegar ao título de campeão da segunda divisão. Se vencer é automaticamente campeão. Em caso de empate ou até de derrota, a equipa poderá vencer na mesma o campeonato, se o resultado entre Torreenses e Adecas for favorável.
Destaque, portanto, para os dois jogos da fase de subida da primeira divisão que decidirão quem chegará ao Campeonato de Portugal e para o Torreenses x Adecas da segunda divisão que terá frente a frente as duas equipas que lutam pela segunda vaga da subida. Será ainda interessante acompanhar o jogo da festa na Facha, em que a equipa da casa, tendo já a subida no bolso, poderá confirmar o título de campeão.
Noutros campeonatos, sublinhar que Pedro Tiba, natural de Arcos de Valdevez, sagrou-se campeão polaco ao serviço da equipa do Lech Poznan. O vianense Martim Neto estreou-se pela equipa principal do Benfica, tendo somado os primeiros minutos da carreira na Primeira Liga frente ao Paços de Ferreira.