Aprovados mais 373 mil euros para apoios diversos a freguesias de Viana

0
225

A Câmara de Viana do Castelo aprovou um conjunto de apoios para as freguesias do concelho que ascendem a 373 000 euros. A maior fatia corresponde a um conjunto de apoios às juntas e uniões de freguesias para a construção e requalificação de equipamentos. Ao todo, são 235.500 euros para a construção, remodelação e reabilitação de espaços, no âmbito da política de coesão social e territorial do concelho.

Para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro foram aprovados 65.500 euros para a quarta fase da remodelação e alteração da Casa do Povo de Barroselas, para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis foram atribuídos 40 mil euros para segunda fase da construção da Casa Mortuária de Serreleis; 30 mil euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, para a terceira fase da construção da Casa Mortuária de Deão; mais 30 mil euros para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, para requalificação do Equipamento Desportivo do Vila Fria 1980; 30 mil euros para a União de Freguesias de Torre e Vila Mou, para conclusão dos arranjos exteriores e acessibilidades do edifício sede de Vila Mou e 30 mil euros para a quinta fase da requalificação do cemitério de Vila Franca.

O executivo municipal aprovou ainda um conjunto de apoios no valor global de 110 mil euros para reforçar a mobilidade e a segurança rodoviária nas freguesias. A proposta integra 40 mil euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão para a conclusão da construção de muro de suporte e passeios na EM550-1, entre a Quelha das Escadinhas e o Nº 493; 40 mil euros para a União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, para pavimentação da EM526 (Corredoura/Entroncamento) e ainda 30 mil euros para a União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, para alargamento da rede de saneamento básico no Caminho da Borralheira em Subportela. Foram ainda aprovadas três propostas de retificações de deliberações que vão apoiar a requalificação do Museu da Moto Antiga, em Cardielos e Serreleis, com os honorários para a legalização do edifício da Junta de Freguesia e construção de instalações sanitárias; reconstrução do muro de suporte do Beco dos Fornos e arranjo exterior junto à EB1/JI de Subportela, na União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, bem como requalificação do Largo do Montinho, em Mujães.