Viana do Castelo acolhe XXIII Jogos Náuticos do Atlântico

0
206

Entre os dias 11 e 15 de julho, Viana do Castelo é palco dos XXIII Jogos Náuticos do Atlântico, que vão integrar as modalidades de Remo, Canoagem, Natação com barbatanas, Natação de água abertas, Surf, Resgate desportivo e Vela.

Os locais de competição serão o Rio Lima para Remo, Canoagem, Vela, Natação com barbatanas e água aberta; Praia de Arda (Afife) para Surf; e Praia de Coral para Surf Live Safing. A Praça da Liberdade e principais artérias da cidade acolhem a cerimónia de abertura dos jogos.

Os Jogos Náuticos são organizados pelo Município de Viana do Castelo em colaboração com a Associação de Natação do Minho, Clube de Vela de Viana, Darque Kayak Clube, Viana Remadores do Lima, Surf Clube de Viana e Coordenada Decimal.

Esta é a terceira vez que a capital do Alto Minho acolhe o evento, previsto originalmente para 2020, mas adiado devido à situação pandémica.

Recorde-se que os Jogos Náuticos do Atlântico têm a ambição de ilustrar e promover esta competência náutica específica das regiões, promovendo a emergência de novos intercâmbios entre povos. A competição, que iniciou em 1995, reúne habitualmente centenas de jovens atletas, que competem em modalidades variadas, tentando colocar a sua cidade ou região no mais elevado lugar do pódio.

Tendo como base a sua matriz internacional, os Jogos Náuticos do Atlântico assumem-se como uma experiência desportiva enriquecedora para o crescimento dos jovens atletas que ambicionam competir a nível mundial e olímpico.