Porto e Norte de Portugal dispõem de Observatório Regional de Turismo Sustentável

0
197
A região do Porto e Norte de Portugal ganhou um Observatório Regional e integra a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável da Organização Mundial de Turismo.

A assinatura do protocolo de entendimento para o Observatório Regional de Turismo Sustentável Porto e Norte decorreu no aeroporto Sá Carneiro, na Maia, com a presença de responsáveis pelo Turismo de Portugal, Secretaria de Estado do Turismo e da Turismo do Porto e Norte de Portugal.

“Esta é uma oportunidade para partilhar trabalho de investigação e monitorização da realidade turística, contribuindo para o desenvolvimento e construção de medidores para depois se tomarem decisões”, explica a coordenadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo da região. Goretti Silva, que é também a coordenadora do curso em Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), acredita que este observatório será “um instrumento ao serviço do turismo em Portugal”.

“A Turismo do Porto e Norte de Portugal [TPNP] assume, no âmbito deste Memorando de Entendimento, a coordenação do processo de instalação e dinamização do Observatório de Turismo Sustentável na NUT [unidade territorial] II Norte de Portugal, com os parceiros da região e para os parceiros da região, não só alinhando os projetos em curso a esta estratégia e metodologia, mas assumindo os novos projetos”, disse à Lusa o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, referindo que esta estrutura estava a ser preparada desde 2019, tendo atrasado por causa da pandemia.

O Memorando de Entendimento para o Observatório Regional de Turismo Sustentável vai servir para “monitorizar a evolução da procura e da oferta dos destino” Porto e Norte e assegura que os princípios, objetivos e planos de ação do Observatório Regional para o turismo sustentável da região do Porto e Norte de Portugal se encontram ligados às necessidades da industria turística e hoteleira da região, acrescenta.

Em entrevista à agência Lusa em fevereiro de 2021, Luís Pedro Martins explicou que estava em curso a criação de uma plataforma de ‘business intelligence’ (certificação de base de dados), com o Turismo de Portugal e com a Riptur (Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de turismo), para conceber um Observatório Regional de Turismo no Norte de Portugal.

“Estamos a criar o Observatório Regional de Turismo que sirva de apoio aos ‘stakeholders’ [operadores], que precisam de ter informação a tempo e horas, mas que sirva também como ferramenta para todos os investidores na região com o máximo de informação disponível ‘online’. Vai fazer uma radiografia séria e com informação em ‘real time’ (tempo real)”, considerou, na altura.

Portugal contabiliza assim, a partir de hoje, quatro observatórios a funcionar na rede nacional. São eles o Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo, Observatório de Turismo dos Açores, o Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve, o Observatório Regional para o Turismo do Centro e agora o Observatório Regional de Turismo Sustentável do Porto e Norte.

A criação do Observatório Regional de Turismo Sustentável do Porto e Norte vem dar continuidade aos “objetivos definidos na Estratégia Turismo 2027 que define que o destino Portugal se deve posicionar como um dos mais competitivos e sustentáveis do mundo”, lê-se no site do Turismo de Portugal Travel BI.