Longos Vales “levanta o pau” no próximo domingo

0
241

A tradição do levantamento do pau, considerada “das castiças e peculiares” de Monção, que assinala o início das festas de São João Baptista, decorre no domingo, às 15:00, no lugar do Mosteiro, em Longos Vales. Esta tradição centenária consiste no levantamento de um eucalipto, pintado às cores, com uma altura vairável entre 30 a 40 metros.

O pau é levantado com a ajuda de quatro cordas entrelaçadas, puxadas por populares. A rivalidade entre comissões, que representam os lugares da freguesia, é bastante grande, havendo sempre a curiosidade em saber-se qual o comprimento do pau e como correu o respetivo “enterramento”. Não há registo de “acidentes”, mas sustos e peripécias não faltaram ao longo destes anos.

 Esta tradição, que não se realizou nos dois últimos anos, encaminha muitas pessoas para o lugar do Mosteiro que aproveitam o nome desta tradição para lançar algumas “farpas” e animar algumas conversas mais ousadas.

O Levantamento do Pau da Bandeira é o primeiro momento da festa em honra do padroeiro da freguesia, São João Baptista, marcada para os dias 24, 25 e 26 de junho. Uma vez levantado, o pau de eucalipto é enterrado para se manter hasteado até 31 de dezembro.