“Vocês são a peça do puzzle que falta para o uso sustentável da água”

0
206

As empresas Águas do Alto Minho e Águas do Norte aproveitaram a chegada do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” a Viana do Castelo para promover uma campanha de sensibilização ambiental para a poupança e consumo da água da torneira. 

Durante o segundo dos três dias em que a caravela Vera Cruz esteve ancorada na doca de Viana do Castelo, a Águas do Alto Minho serviu água da torneira com sabor a limão ou maçã e canela às centenas de visitantes que quiseram conhecer a embarcação e aproveitou a visita de cerca de meio milhar de crianças do distrito para as alertar sobre o consumo da água com consciência e a poluição dos oceanos. Desafiou-as ainda, através de jogos e puzzles, a serem amigas do ambiente. “A Águas do Norte tem duas fábricas e uma delas está sempre a limpar água para ficar como?”, questionou um dos técnicos da empresa que desenvolveu actividades com os mais novos, desafiando-os a gritar: “Potável!” 

Quando faltava apenas uma peça no puzzle sobre o ciclo da água que os alunos de uma das escolas do primeiro ciclo de Viana do Castelo montou em frente à caravela, surgiu a mensagem mais importante da actividade que antecedeu a visita à embarcação: “Para a água ficar potável, cada um de vocês é a peça do puzzle que falta. Nós precisamos que vocês nos ajudem porque há pessoas distraídas que atiram lixo para o chão e esse lixo vai parar ao mar. Vocês querem viver num planeta cheio de lixo? A peça que falta somos nós que devemos ajudar a proteger o planeta”, explicou o técnico, perante uma plateia de dezenas de crianças a gritar que querem ser a peça do puzzle amigo do Ambiente. No final da visita à caravela, as centenas de crianças receberam um pin com uma lontra que as “atestou” como “os próximos protectores do planeta e da água”.  

Com uma exposição montada ao lado da caravela, a Águas do Alto Minho e Águas do Norte promoveram diversas ações de educação ambiental durante o dia, associando-se assim à comemoração do Dia Mundial dos Oceanos e do Dia de Portugal. 

“A Águas do Alto Minho está empenhada a fomentar actividades de sensibilização para que se beba água da torneira. É tratada, segura e não pode ser desperdiçada. O seu desperdício em todas as suas formas é uma luta a ser ganha. E estamos no bom caminho com todo o investimento feito e em curso para melhorar significativamente a eficiência hídrica”, garantiu a empresa.