Bombeiros de Barcelinhos comemoraram 101 anos com homenagem a sócios beneméritos

0
261

Os Bombeiros de Barcelinhos comemoraram o centésimo primeiro aniversário, uma cerimónia que contou com a presença do ministro da Administração Interna e ficou marcada pela homenagem a 50 sócios beneméritos.

Para além dos 50 sócios beneméritos, foram homenageados pelo presidente da direcção dos Bombeiros de Barcelinhos outras personalidades, referindo o seu “importante papel de colaboração”.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna,  saudou os Bombeiros de Barcelinhos, notando que “estiveram à altura, e preparados, nas várias frentes de combate. O governante destacou a “afirmação da solidariedade e capacidade de socorro”, ao mesmo tempo que lembrou a forma como se prepararam  “para a dimensão de combate aos incêndios florestais”.

O comandante da corporação, José Beleza, agradeceu ao corpo ativo a sua “força colaborante”. “Foi um ano com muitas dificuldades, mas apesar disso conseguimos continuar a dotar este corpo de bombeiros com os equipamentos e tomada de decisões importantes para o seu sucesso, apesar do paradigma em que vivemos”, salientou.

António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, afirmou que  “os valores dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos representam os valores dos Bombeiros de Portugal”, agraciando a instituição bem como o comandante por “serviços distintos”.

O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa, deixou elogios ao comandante José Beleza, destacando-o como um “homem permanente” e referiu-se ao presidente da direcção da instituição como “uma inspiração e um líder de excelência”  para todos os que seguem a vida dos Bombeiros.

Mário Constantino, presidente de Câmara Municipal de Barcelos, defendeu que os Bombeiros têm “um papel importantíssimo na sociedade e junto das populações”.