IPVC ajudar a mitigar a desertificação nas aldeias de montanha

0
207

“Rurality for Digital Nomads” foi o projeto vencedor da 3.ª edição do Link Me Up 1000 ideias, que juntou no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) oito equipas de estudantes e docentes de todas as escolas e de parceiros de empresas e organizações. Mónica Simões, João Pereira e Miguel Soares Oliveira, alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPVC, querem “dar um contributo” para contrariar a desertificação nas zonas rurais e de montanha do Norte do país, atraindo nómadas digitais para ali trabalharem e dinamizarem o território.  Este é o projeto que vai representar o Politécnico de Viana do Castelo na final nacional.

 Foi com “muito orgulho” que Mónica Simões, uma das alunas que integra a equipa vencedora da edição deste ano do Link Me Up 1000 ideias do Politécnico de Viana do Castelo, recebeu a notícia que o projeto que apresentou com João Pereira e Miguel Soares Oliveira foi o vencedor. “Foi uma experiência enriquecedora. Aprendemos muito sobre o tema, mas aprendemos muito mais sobre como ultrapassar dificuldades em trabalho de equipa”, conta a aluna de Turismo da ESTG-IPVC, que se mostrou entusiasmada com este novo desafio.

Com o projeto “Rurality for Digital Nomads”, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade das aldeias de montanha, sobretudo as do concelho de Melgaço. Um contacto direto que permitiu à equipa identificar pontos forte e menos fortes. “Após o levantamento conseguimos identificar questões fundamentais para que estas pessoas possam considerar em mudar-se para uma aldeia de montanha. Para combater a desertificação e atrair os nómadas digitais para estes territórios será necessário que o Governo avance com legislação para beneficiar estes nómadas digitais”, explica Mónica Simões. Mas há mais. Os alunos da ESTG-IPVC concluíram com o trabalho realizado no terreno que será igualmente necessário “atribuir benefícios fiscais concretos para estes nómadas digitais, conceder subsídios às famílias para se instalarem nestas aldeias e reforçar a tecnologia, nomeadamente o aceso à internet, para que os nómadas digitais possam trabalhar”. Mónica Simões adianta ainda que um dos objetivos do projeto passa ainda pela criação de organizações nas aldeias que ajudem à adaptação mútua dos moradores e dos nómadas digitais”.

 Ao longo de todo o processo a equipa contou com o apoio do docente-facilitador Fernando Nunes, da Escola Superior Agrária (ESA) – IPVC, e do coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (Adriminho), Carlos Brandão. 

No terreno entrevistaram o presidente da Câmara de Melgaço e efetuaram visitas a algumas aldeias daquele concelho tendo convivido com as pessoas que lá residem.  

“Se estiverem reunidas as condições necessárias, as pessoas que podem trabalhar à distância e a partir de casa podem morar nestas aldeias, contribuindo assim para o seu desenvolvimento”, reforça Fernando Nunes. “No final, os alunos apresentaram várias propostas para combater a desertificação, atraindo para lá estes nómadas digitais e assim criar uma nova dinâmica”, explica o docente. 

Para Fernando Nunes esta “foi uma experiência” muito positiva a dois níveis. “Permitiu-me ter contacto com mais docentes, fortalecendo o espírito de equipa, e acrescentou ainda mais valor e muita informação que vou inclusive utilizar em contexto de sala de aula”, sublinha.

Na 3.º edição do Link Me Up 1000 ideias, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo foram apresentados oito projetos desenvolvidos no âmbito de um processo de cocriação, a partir de desafios relacionados com problemas ou cenários futuros. 

Cada projeto contou com equipas  de estudantes de todas as escolas do Politécnico de Viana do Castelo e de outros institutos politécnicos, com docentes-facilitadores do IPVC e docentes-facilitadores da Epralima e parceiros de empresas ou organizações (Viana Tece, 7 Graus Lda, BorgWarner Emissions Systems Portugal Unipessoal, Lda; ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima; Parque Biológico de Gaia; ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho; Associação Castro Solidário e Efeito Comércio de Pneus Lda).

Os projetos do IPVC estiveram integrados em grandes temas que constituem desafios para o futuro, nomeadamente “Curar o Planeta”, “Futuro do Trabalho”, “Seres Humanos no Mundo Moderno” e “Valorizar os Criadores do Amanhã”. “Rurality for Digital Nomads”, “Design customer experiences of handicraft industry”, “Envisioning the successful HR practices of tomorrow”, “Leadership in change”, “Living mountains – reactivating local communities”, “Rethinking zoos and environmental education”, “Service design of digital approaches to enhance elderly care” e “Washing with Impact” foram os oito projetos apresentados na 3.ª edição do Link Me Up 1000 ideias do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

Os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo tiveram a oportunidade para introduzir um elemento diferenciador na formação e na futura carreira, cooperando com organizações ou empresas no decorrer do semestre. 

Este projeto, apoiado pela equipa finlandesa Demola, é acompanhado por docentes/facilitadores do IPVC e elementos de empresas/organizações parceiras. Aos estudantes que concluem com sucesso o desafio são atribuídos ECTS pela Universidade de Tampere, Finlândia e uma bolsa de apoio.