Antiga escola primária de Prado vai alojar alunos da Escola Superior de Desporto de Melgaço 

0
198

A antiga escola primária de Prado, em Melgaço, vai ser transformada num espaço de alojamento com capacidade de 21 camas para os alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer. A candidatura da autarquia de Melgaço ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que financia 100% das despesas elegíveis, foi aprovada e corresponde a um investimento de 640 000 euros (mais IVA).

“Estamos perante um projeto que visa reforçar no concelho a oferta de camas para estudantes e, por outro lado, que é consistente com uma política de reabilitação do nosso património”, considera o autarca de Melgaço, Manoel Batista, referindo que “o corpo principal do edifício será completamente preservado, sendo apenas demolido o “alpendre”, claramente sem valor arquitetónico de relevo que justifique o condicionamento do projeto à custa da sua preservação”. 

Este projeto tem presente princípios de sustentabilidade e elevada eficiência energética e a sua concepção teve particular cuidado com a criação de condições de conforto e de qualidade de habitação a preços acessíveis, particularmente destinado ao grupo prioritário dos estudantes bolseiros deslocados. “A disponibilização de uma oferta de alojamento a preços acessíveis, é a resposta ao reconhecimento de uma necessidade particularmente importante para os jovens de famílias economicamente mais carenciadas”, atenta Manoel Batista.

Neste momento a ESDL conta com 173 bolseiros, sendo esta a procura potencial considerada. Não obstante, perspetiva-se que, num horizonte de cinco anos, a procura potencial possa atingir 200 bolseiros. A saber ainda que a ESDL conta com 297 alunos não bolseiros deslocados, perspetivando-se que, num horizonte de cinco anos, possa atingir os 325. Atualmente estudam na ESDL 488 alunos, dos quais 18 têm residência habitual no concelho de Melgaço.