Contaminação microbiológica impede banhos em Vila Praia de Âncora

0
200

Os banhos na praia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, estão desaconselhados e a bandeira vermelha está içada.

A Câmara de Caminha foi informada  pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de que “os resultados provisórios obtidos numa colheita de água efetuada na água balnear de Vila Praia de Âncora apresentam indícios de contaminação microbiológica que obrigam ao desaconselhamento temporário” da ida a banhos.

“O aviso de desaconselhamento vigorará até que seja comprovada que a água balnear em questão apresenta, novamente, a qualidade que se lhe reconhece”, sustenta o município.

A autarquia acrescentou que, “em articulação com a capitania do porto de Caminha, deu já instruções aos concessionários da praia de Vila Praia de Âncora para içarem a bandeira vermelha e afixarem, nos painéis de praia, o aviso de banhos desaconselhados”.

Na manhã quinta-feira, “a APA irá efetuar novas colheitas que servirão para contra-análise, esperando-se que os seus resultados, que serão conhecidos na manhã de sábado, possam permitir o levantamento deste condicionalismo e o regresso à prática balnear normal”.

Em julho, a mesma medida foi tomada, durante três dias, na praia de Moledo, também no concelho de Caminha.