Norte lança inquérito para criar “guião fundamental” para o desenvolvimento da região

0
225

A  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) lançou um inquérito para “fomentar uma maior participação” na elaboração no Programa Regional da Política do Ordenamento do Território, que considera ser “um guião fundamental” para o desenvolvimento da região.

António Cunha, presidente da CCDR-N explicou que o inquérito, disponível na página da internet da instituição, está a ser feito num “momento especialmente relevante”, decorrendo a elaboração do Programa Regional da Política do Ordenamento do Território do Norte (PROT-NORTE).

“Este inquérito visa fomentar uma maior participação institucional e pública na definição do PROT-NORTE e dos seus desafios, num momento especialmente relevante, em que convergem as crises ambientais e energéticas e um novo ciclo de políticas e financiamentos europeus”, referiu António Cunha.

O responsável defendeu que o PROT-NORTE “deve respeitar a especificidade da região e dos seus territórios e ser uma interpretação operacional da estratégia de desenvolvimento regional do NORTE 2030, assim como de outras políticas públicas com aplicação na região.”.

Por isso, o também ex-reitor da Universidade do Minho salientou que é objetivo da CCDR-N “partilhar com os municípios, as instituições e aos investidores horizontes, desafios e apostas prioritárias de ordenamento, sustentabilidade e desenvolvimento regional”.