Mais de 2.000 litros de 25 caldos diferentes na Festa do Caldo Pote de Sabariz 

0
308

Cerca de duas mil pessoas participaram na Festa do Caldo do Pote, em Sabariz, num verdadeiro arraial popular integrado Na Rota das Colheiras do concelho de Vila Verde. Foram confecionados mais de 2.000 litros de 25 caldos diferentes, que puderam ser apreciados por pessoas vindas dos mais diversos pontos do país. 

Os potes sobre as fogueiras, com cozinheiras e cozinheiros em trajes campestres, marcaram o cenário da festa, onde além dos caldos feitos à moda antiga – sem recurso a eletrodomésticos nem enlatados, como frisa a organização – são também disponibilizadas pataniscas de bacalhau. 

No evento, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, agradeceu aos cerca de 60 voluntários envolvidos na organização, que apontou como “valentes guerreiros”, enaltecendo a capacidade para darem resposta à enorme adesão popular, que excedeu todas as expectativas e obrigou a um esforço suplementar para que todos pudessem provar os caldos. 

“Estão de parabéns pelo trabalho e pelo sucesso de uma iniciativa da Rota das Colheitas com grande impacto popular e que regressou em força depois do interregno imposto pela pandemia”, reconheceu Júlia Fernandes, que elogiou a qualidade dos caldos e também das pataniscas. 

Os vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo apreciaram também as iguarias da Festa do Caldo do Pote, assim como o eurodeputado José Manuel Fernandes, que aderiu ainda ao desafio para acompanhar os grupos de animação popular com concertina. 

Organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz, a Festa contou também com o apoio da Associação de Freguesias do Vale do Homem e do Município de Vila Verde.  

Os legumes da região e as carnes saborosas são os principais ingredientes dos caldos, que fizeram as delícias dos visitantes dest5e evento, iniciado em 2012. Para confecionarem os mais de 2.000 litros de caldos, a fila de figueiras contava com potes de 100 litros, 80, 60, 50 e 40 litros.  

Na lista dos 25 caldos confecionados estavam Caldo Verde, Caldo da Pedra, Repolho com Nispo de Vitela, Couve galega com tora, à Camponesa, de Ossobuco com Feijão Moleiro, de Feijão Verde, de Farinha, de Feijão meirinho com castanhas, de Nabos, de Bacalhau, de Javali, de Rabo de Boi, e à Lavrador, de Tomate, de Penca com Tora, de Repolho com Carne de Vaca, de Repolho com Carne de Porco e também o Caldo de Galinha ou Canja.  

Os caldos da Aldeia e de Enxido Suíço foram também servidos, apesar de serem tradicionalmente confecionados por emigrantes vindos da Alemanha e da Suíça expressamente para a Festa do Caldo do Pote, mas que desta vez não puderam participar porque foram cancelados os voos da viagem devido a greve que bloqueou o espaço aéreo francês. 

“Com a entreajuda habitual entre todos os que trabalham para manter esta tradição, conseguimos confecionar os caldos e disponibilizar os 25 caldos diferentes que prometemos”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, Fernando Silva, assumindo a determinação para que o evento tenha continuidade, com o empenho das pessoas da terra que fazem questão de manter esta tradição dos caldos feitos à moda antiga, nos potes de ferro sobre as fogueiras a lenha.