Águas do Alto Minho constrói nova estação elevatória em Valença

0
246

A Águas do Alto Minho abriu concurso público de 300 mil euros para executar um quilómetro de rede de drenagem de águas residuais e construir uma estação elevatória de última geração, na União de Freguesias de Valença, Cristelo Côvo e Arão.

O objectivo é substituir infraestruturas degradadas. Esta obra de reformulação do sistema de intercepção e elevação das infra-estruturas de Cais e Urgeira não têm financiamento comunitário e tem um prazo de execução de 180 dias.  “Atualmente, as estações elevatórias de Cais e de Urgeira, que integram as infraestruturas de águas residuais no município de Valença, encontram-se num estado de má conservação e apresentam um funcionamento deficiente.

A presente solução passa pela reformulação do intersector e do sistema de elevação de Cais e Urgeira, que consiste na desativação destas duas estações elevatórias e na construção de uma nova estação elevatória, recorrendo ao sistema de bombagem em linha, que, para além de permitir reduzir a profundidade do poço de bombagem, também evita a acumulação de areias e gorduras, a propagação de gases e emissão de maus cheiros”, explicou a Águas do Alto Minho.

“Os trabalhos a realizar incluem a execução de um poço de bombagem em linha, quadro elétrico e vedação, bem como e um quilómetro de redes de drenagem. Com esta obra pretende-se resolver os problemas operacionais do sistema de Cais e Urgeira, melhorando o desempenho funcional, disponibilizando a uma parte significativa da população residente um adequado serviço público de encaminhamento, em condições adequadas, das águas residuais para tratamento, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, em particular as massas de água”, acrescentou.