Rui Mendes conquista 3º lugar no concurso internacional The Bartenders Society

0
233

O bartender Rui Mendes, de 29 anos, natural de Ponte de Lima, conquistou o 3º lugar na final internacional da edição 2022 do Bartenders Society, que decorreu no dia 18 de outubro no La Bellevilloise, em Paris, trazendo para Portugal o shaker de bronze. Organizado pelo grupo La Martiniquaise-Bardinet, esta competição existe desde 2016, mas este ano foi a 1ª vez que Portugal participou.

Depois de vencer a final nacional, que decorreu em junho, no Espaço Porto Cruz, no Porto, Rui Mendes rumou a Paris para representar Portugal na final internacional. Para surpreender os jurados, o bartender apresentou dois cocktails inspirados nas suas origens de Ponte de Lima e do Minho, e na sua família, que o levaram até ao pódio. “Para o cocktail com rum baseei-me em Ponte de Lima e no Minho, nos vários tipos de peras e maçãs e, para o Low ABV a inspiração foi essencialmente o meu sobrinho, que adora tomates e tem uma energia inesgotável”, disse.

A participação de Rui Mendes no concurso The Bartenders Society foi impulsionada pela sua equipa e o balanço é positivo. “Esta competição foi a primeira em que participei, muito por insistência da minha equipa com quem aprendo todos os dias e forçam-me a evoluir junto deles. Como estava na minha zona de conforto, nunca foi algo que eu tivesse grande interesse em explorar, mas foi a melhor coisa que fiz. É uma experiência incrível, que nos desafia a todos os níveis, que nos abre a mente e que nos obriga a trabalhar com todo o stress envolvente, mas ao mesmo tempo a manter o foco para podermos revelar todo o nosso potencial”, acrescentou.

Foi ao frequentar o curso de Ciências da Comunicação que o bartender se apercebeu que o seu futuro passaria por outra área e, apesar de já trabalhar em bar, interesse inicialmente despertado pelo irmão, decidiu ir para França trabalhar na área da restauração.

Em Paris, frequentou o curso de quatro semanas da European Bartending School e regressou a Portugal diretamente para o Algarve, onde permaneceu durante cinco anos e se consolidou enquanto profissional. Com a pandemia, regressou às suas raízes, ao Minho, entrando no projeto Origens dos Arcos de Valdevez, um espaço de comida e coquetelaria, que abriu recentemente em Ponte de Lima, e onde Rui assume o cargo de Chefe de Bar.

A grande final da competição internacional The Bartenders Society contou com a participação de 15 países (como França, Bélgica, Espanha, Alemanha, EUA, Canadá, Japão, Taiwan, Grécia, Itália, UK, entre outros) e 18 candidatos. A esta edição da competição, promovida pela marca Saint James, associaram-se também as marcas Marie Brizard e Caraibos (esta última não comercializada em Portugal).