Documento histórico no Arquivo Municipal de Barcelos

0
284

A família de João Carlos Cruz doou ao Município de Barcelos a carta de agradecimento de Ramalho Ortigão ao então presidente da Câmara Municipal de Barcelos (1896), João Carlos da Cruz.

Na missiva entregue pelos seus netos nos Paços do Concelho, lê-se o agradecimento de Ramalho Ortigão ao então presidente da Câmara, por aquele lhe ter oferecido uma coleção de paliteiros de barro colorido. Tudo isto porque o escritor, indo a um restaurante de Barcelos, ficou encantado com um paliteiro de barro, colocado na sua mesa. Não tendo, na hora, oportunidade para lhe oferecer algum, o então edil João Carlos da Cruz visitaria mais tarde alguns dos oleiros de Barcelos, a quem encomendou uma coleção de paliteiros de barro colorido que depois ofereceu a Ramalho Ortigão.

Esta é a história da carta que a partir de agora passa a fazer parte do espólio do Arquivo Histórico de Barcelos. A vereadora da cultura, Elisa Braga, agradeceu a doação à família e considerou este gesto “muito feliz e muito importante para Barcelos”.