“Ponto de Fuga” alarga capacidade de respostas na área da saúde mental

0
238

Com vista a reforçar a capacidade de respostas sociais na área da saúde mental, o Município de Vila Verde apoia o programa “Ponto de Fuga”, que está a ser desenvolvido pelo Centro Social do Vale do Homem.

Destinado a pessoas adultas com doença mental, residentes nos concelhos de Vila Verde e Amares e Terras de Bouro, o “Ponto de Fuga” funciona a partir da Casa da Citânia, edifício da antiga escola primária na freguesia de Ponte São Vicente.

O projeto acompanha cerca de uma centena de pessoas, abrangendo atividades de animação e interação com pessoas de diferentes localidades e outras instituições de solidariedade social dos três concelhos, assim como a realização de testes de diagnóstico e rastreios de saúde.

A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, acompanhou o desenvolvimento de atividades na Casa da Citânia, reconhecendo que “o Ponto de Fuga alarga a capacidade de intervenção social para pessoas com deficiência mental em idade adulta, uma área assistencial com grande carência de respostas”.

“É um importante serviço de apoio às famílias e de acompanhamento destas pessoas, assumindo-se como motivador de novas dinâmicas sociais e contribuindo para melhorar as suas condições de vida das pessoas envolvidas e das suas famílias”, apontou Júlia Fernandes.

A presidente da Câmara de Vila Verde reiterou o reconhecimento do impacto do trabalho em rede, numa permanente cooperação de esforços e aproveitamento de sinergias a favor das pessoas mais necessitadas, de diferentes idades e proveniências, envolvendo Juntas de Freguesias, IPSS e outras instituições locais, empresas, os serviços de ação social e o Município.