É urgente? Ligue LUZ 24: 217 104 424

Através da LUZ 24, obtém um encaminhamento personalizado para o Hospital da Luz mais perto de si ou faça uma videoconsulta urgente (adultos e crianças). A equipa da Luz 24 esclarece as suas dúvidas e referencia para os cuidados de saúde mais apropriados e no tempo mais adequado, tendo em conta a sua situação clínica. A LUZ 24 está disponível através deste número único nacional e gratuito para toda a rede Hospital da Luz, 24 horas por dia, 365 dias por ano, acessível esteja onde estiver.

A equipa de enfermagem da LUZ 24 que atende as chamadas usa protocolos definidos com base nas melhores práticas internacionais e aplica-os, de uma forma personalizada e adaptada à situação de quem a contacta, para aconselhar sobre os cuidados de saúde mais adequados que se devem seguir, por exemplo: Atendimento urgente no Hospital da Luz; Videoconsulta urgente, logo após a triagem da LUZ 24 e sem necessidade de fazer qualquer marcação; Consulta prioritária, realizada nas 48 horas seguintes; Consulta ou videoconsulta programada; ou autocuidados.

A LUZ 24 não deve ser usada em caso de emergência, em que tem de ser acionado, antes, o serviço 112.

E se a LUZ 24 indicar que é necessário ir presencialmente ao Atendimento Urgente?

Se a LUZ 24 considerar que este é o passo correto, encaminha-o para o Atendimento Urgente do Hospital da Luz mais próximo de si, ou da sua preferência. Quando chegar, o hospital já tem acesso à informação da LUZ 24 sobre a sua situação. Na admissão tem uma senha específica para os clientes da LUZ 24.

Para a triagem de enfermagem presencial que se segue, dê ao profissional que o receber o código que chegou por mensagem ao seu telemóvel. Já se for necessário uma videoconsulta urgente com os médicos de serviço no Atendimento Urgente da rede Hospital da Luz, ela acontece pouco depois da triagem da LUZ 24. A videoconsulta é feita em segurança através do MY LUZ, a sua área pessoal online do Hospital da Luz. Aguarde a mensagem que chegará ao seu telemóvel, entre no MY LUZ e faça a admissão para a videoconsulta urgente. O médico estará à sua espera. Se bastar uma consulta ou videoconsulta de especialidade posteriormente, a LUZ 24 dá-lhe essa informação, indicando a especialidade para a consulta presencial ou videoconsulta e o prazo em que a deve realizar.

A sua chamada é passada para os nossos serviços administrativos, que organizam consigo a marcação para a data e hora conveniente. Se a LUZ 24 considerar que a sua consulta presencial ou videoconsulta é prioritária, garantimos a marcação para as 48 horas úteis seguintes. Se não for preciso mais nada depois da triagem da LUZ 24, isso significa que a situação de saúde que o está a preocupar pode ser resolvida com autocuidados. A LUZ 24 diz-lhe quais são os cuidados a ter, se deve voltar a contactar este serviço e o que deve fazer se tiver alguma dúvida.