Pedro Lamares ajudou arcuenses a vencer o medo de falar em público

O actor Pedro Lamares esteve em Arcos de Valdevez a dinamizar a formação “Oficina de palavras” e a contracenar com a actrz Lúcia Moniz na peça “Para atravessar contigo o deserto do Mundo”.

A “Oficina de Palavras”, contou com a participação de mais de duas dezenas de pessoas. Diferentes eram as expectativas que tinham movido os participantes a inscreverem-se na formação:

Mais de duas dezenas de pessoas participaram na “Oficina de Palavras” com o objectivo de, entre outros, saber usar a voz para falar em público, dominar técnicas para ler em voz alta, vencer o medo de falar em público. Ao longo das seis horas da Oficina, o actor transmitiu diferentes técnicas e demonstrou que dizer Poesia em voz alta é uma forma excelente de vencer os medos, controlar a mente, posicionar o corpo e dominar a voz, para dessa forma comunicar com verdade.

Integrada no “Recontros – Ciclo de teatro e expressões de Arcos de Valdevez, a peça “Para atravessar contigo o deserto do Mundo”, onde contracenou com a atriz Lúcia Moniz, também teve uma enorme aceitação por parte do público. Esta surgiu a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.  Nela, Lúcia Moniz e Pedro Lamares dão vida à relação de amizade entre os dois escritores.  A peça baseia-se na correspondência que trocaram a partir dos anos 1950 – ele no exílio, ela em Portugal –, em plena ditadura.