Urban Trail Night Eurocidade de Valença com novidades e uma madrinha tudense

0
272
Valença promove no próximo sábado a VI edição do Urban Trail Night Eurocidade. A partida este ano é no Centro Coordenador de Transportes, às 19h30 (PT) e a principal novidade desta edição será a existência de duas distâncias, de 8 e 16 quilómetros, aptas a todo o tipo de atletas. A triatleta tudense Aida Valiño  é a madrinha da prova e participará também na distância de oito quilómetros.
A Aida Valiño é uma referência do desporto tudense e das mulheres no mundo do desporto em Espanha. Alia o desporto, ao trabalho e à maternidade representando, também, as mulheres, na semana em que  se evoca o 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Esta atleta de elite do desporto espanhol, desde muito jovem que compete no triatlon e conta com um rico palmarés de conquistas em provas nacionais e internacionais. Começou primeiro na natação e foi uma das primeiras a abrir caminho para as mulheres no mundo do triatlon.
Em 2014, depois de vencer o Campeonato de Espanha de Triatlon de média distância, sofreu um grave acidente que parecia acabar com a sua carreira. A sua força e tenacidade colocaram-na, de novo, um ano depois, a triunfar no Triatlon de Elche. Nova paragem e novo regresso às  competições em 2019. Em 2020 conquistou o Campeonato Ibérico de Triatlon, de média distância, em Caminha. A pandemia e nova paragem, mas a paixão pelo desporto mantém-se, assim como a posição de pedra basilar de suporte do seu marido, o tudense e medalhado olímpico Gustavo Rodríguez.