“Braga cresce em contraciclo com o resto de Portugal”

0
225

Na sessão de abertura da terceira edição do Unique Summit, uma cimeira que junta, no Altice Forum Braga, empreendedores e outros stakeholders de ecossistemas de inovação dos quatro cantos do mundo, Ricardo Rio salientou que, “em contraciclo com o que acontece no país, Braga está a crescer em termos de população devido ao seu crescimento sustentado e diversificado e à capacidade demonstrada em criar oportunidades de emprego qualificado e oferecer uma elevada qualidade de vida aos seus cidadãos”, afirmou, sublinhando que este trabalho é ainda mais meritório pelo facto da cidade estar fora das áreas metropolitanas nacionais.

Esta sessão contou com a presença de Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e de Arturo Villar Menéndez, CEO e fundador da rede internacional Global StartupCities.

O autarca Bracarense realçou que este é um evento que ´retrata bem´ o modelo de desenvolvimento económico e de cooperação entre os diversos agentes que Braga tem procurado corporizar, com bastante sucesso, ao longo da última década e que faz a diferença no bem-estar das comunidades.

O edil sublinhou que a Global StartupCities é uma rede internacional constituída por cidades que “corporizam essa mesma estratégia de olhar para o desenvolvimento económico como motor do seu crescimento, estabelecendo pontes entres agentes de desenvolvimento e encontrando estratégicas comuns que podem partilhar para atingir bons resultados, motivo pelo qual faz todo o sentido Braga receber este evento”.

Por seu turno, Marcelo Rebelo de Sousa destacou o facto de Portugal receber, num curto espaço de tempo, dois eventos de grande importância relacionados com startups: a Unique Summit e a Web Summit. “Este facto demonstra que a comunidade de startups valoriza Portugal e que o empreendedorismo é uma prioridade do país”.

O Presidente da República elogiou ainda o caminho que Braga tem vindo a percorrer e que faz com que a cidade seja um ´caso especial´ no panorama nacional. “É uma cidade que está a crescer e onde a juventude faz toda a diferença. As universidades, os centros de investigação, a força das empresas e o seu crescimento faz com que Braga seja, a nível nacional, uma cidade chave nas exportações e captação de investimento estrangeiro. Para atingir estes resultados são fundamentais a liderança e as políticas públicas que têm vindo a ser seguidas pelo Município e que privilegiam o desenvolvimento sustentável, a cooperação, o dinamismo e o empreendedorismo”, referiu.

Com mais de 70 oradores confirmados, o Unique Summit conta com mais de 400 participantes de alguns dos principais ecossistemas empreendedores da Europa, Ásia, África e América.

O evento terá, nos dias 29 e 30 de Novembro, talks e mesas redondas que debaterão a evolução do ecossistema empreendedor à escala global, trazendo alguns dos principais protagonistas em áreas como o investimento, tecnologia, cidades e território, mobilidade, bioeconomia, agrotech, ou inovação social.

Irá ainda permitir que as startups, cidades e centros de I&D apresentem as suas potencialidades na Global Innovation Area, um espaço pelo qual todas as entidades presentes passarão ao longo destes dias.

De sublinhar que o Unique Summit conta com o apoio do dst group, e das empresas Accenture, Altice, Bosch, Edigma, Get Bus, ISSUU, Microsoft, Moviik, Prio e TUB como innovation partners.

Promovida pelo consórcio internacional Global StartupCities, que junta cidades potenciadoras de ecossistemas empreendedores e que não são capitais de países, a organização do evento em 2022 é da responsabilidade da InvestBraga que, através do seu hub de inovação, Startup Braga, tem estado a trabalhar num conjunto de momentos que procurarão fomentar a partilha de conhecimento e boas práticas, novas oportunidades económicas e o networking entre empreendedores, investidores e decisores políticos.