Saramago entusiasmou Ponte de Lima

0
268

O auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, encheu para assistir à palestra destinada a recordar e celebrar a vida e obra de José Saramago, no âmbito da comemoração do centenário do nascimento do escritor. A palestra, organizada pelo Município de Ponte de Lima, foi proferida por José Cândido de Oliveira Martins e enriquecida com momentos musicais por alunos da Academia de Música Fernandes Fão.

Através da palestra “Introdução à leitura de ‘O Ano de Morte de Ricardo Reis’ de José Saramago” foi abordada a vida, a obra do autor e relembrado o contexto histórico, cultural, político e social do Portugal de 1936. Foi dado a conhecer a visão de Saramago do mundo, a forma como nasceu o livro e o tema que estrutura a obra, bem como o estilo muito peculiar do escritor que utiliza uma escrita profundamente irónica e muitas vezes satírica.

Uma obra que homenageia outros escritores apresentando textos que dialogam com outros textos, nomeadamente com Fernando Pessoa, Luís de Camões, Eça de Queirós e Cesário Verde. É literalmente um texto “tipo puzzle” com outras citações que retrata uma personagem neutral e inativa – Ricardo Reis, um homem culto e letrado – que deambula por Lisboa e dá a conhecer pela sua mão elementos simbólicos como monumentos e estátuas.

Cândido de Oliveira Martins conseguiu entusiasmar todos os presentes e incentivar à leitura da obra que deu origem ao título da palestra.