Vila Verde dedica semana à “importância e necessidade de incluir as pessoas com deficiência”

0
252
O Município de Vila Verde está a assinalar a Semana da Pessoa com Deficiência, através da realização de um conjunto de atividades envolvendo jovens e utentes de diversas instituições de solidariedade. 
O Painel da Diversidade foi inaugurado no átrio dos Paços do Concelho de Vila Verde, com a participação de alunos da Escola Secundária de Vila Verde e utentes da Casa do Povo da Ribeira do Neiva e dos centros de atividades e capacitação para a inclusão (CACI) da APPACDM e da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde. 
“Só com a intervenção de todos e todas é possível promover a diversidade e eliminar preconceitos e estereótipos socioculturais, por forma a garantir a plena cidadania e também a independência económica das pessoas com deficiência”, apelou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes. 
Nesta ação, em que participaram ainda os vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo, foi sublinhada “a importância e a necessidade de incluir as pessoas com deficiência, nas diferentes dimensões da vida diária das nossas comunidades”. 
Organizada pelos serviços de Ação Social do Município e com o envolvimento do CLDS-4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social), a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência prossegue esta terça-feira, no auditório da Escola Secundária de Vila Verde, com a realização da sessão “Histórias Comidas”, do projeto “”Eu Consigo”, com utentes da APPACDM. 
Na quarta-feira, às 10h30, a Escola Secundária acolhe o “Bootcamp Internacional – Yes you Can!”, com a participação de pessoas com deficiência originárias de seis países diferentes. Os participantes terão a missão de comunicarem entre si e transmitirem mensagens, sem necessidade de conhecer as diferentes línguas de cada um. 
O programa desta Semana da Pessoa Com Deficiência insere-se no âmbito da estratégia do Município de Vila Verde para a promoção da igualdade e não discriminação, conforme o quadro estabelecido pelo II Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND).