Arcos de Valdevez e Viana do Castelo premiados pelo desenvolvimento sustentável

0
319

A Plataforma Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal) distinguiu os municípios que promoveram e desenvolveram “conjuntos de boas práticas e evidenciaram um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local” para a concretização dos ODS. Além dos prémios, a Plataforma entregou Selos ODSlocal, uma certificação que distingue os municípios “que evidenciam um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local nas categorias “Desempenhos Municipais” e “Dinâmicas Municipais”.

Na vertente “Desempenhos Municipais” foram distinguidos os municípios de Alter do Chão, Arronches, Campo Maior, Sousel (Portalegre), Arcos de Valdevez (Viana do Castelo), Cascais, Oeiras, Torres Vedras (Lisboa), Guimarães e Seia (Braga), por desempenhos de topo nos indicadores do Portal ODSlocal. Arcos de Valdevez, Campo Maior, Castelo de Vide (Portalegre), Guimarães, Matosinhos, Oeiras, Seia, Sousel, Torres Vedras e Viana do Castelo receberam o Selo ODSlocal na categoria “Dinâmicas Municipais”, por se “distinguirem pela apresentação das dinâmicas mais positivas de evolução nos indicadores do Portal ODSlocal”.

A Plataforma ODSlocal visa mobilizar os municípios e entidades relevantes para a concretização, a nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

A plataforma resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa, e a 2adapt-Serviços de Adaptação Climática, com o apoio pela Fundação “la Caixa”.

Os prémios promovidos pela Plataforma ODSlocal visam distinguir projetos inspiradores de sustentabilidade e de boas práticas da sociedade civil e dos municípios para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.